domingo, 30 de março de 2008

socorro, tirem os carros daqui!


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coincidentemente, enquanto escrevo, o tema desse primeiro post é assunto de uma reportagem no ar na TV Cultura. a entrevistada chama de "irracionalidade" esse excesso de veículos na rua: nada menos que 1.000 carros são emplacados por dia em São Paulo. em um dos almoços que mais me surpreendeu ano passado, na véspera do meu aniversário, uma senhora que cedeu um espaço da mesa para mim (algo raro inclusive nos shoppings hoje, todos cada vez mais egoístas) comparava esses motoristas inconscientes a macacos e crianças (ela chegava a ficar vesga para mostrar como os motoristar adoram desfilar e gastar mais do que podem com seus brinquedos ambulantes). não vou imaginar agora alternativas para o transporte nessa cidade ou nesse país, só questiono:

por que permitem a circulação e o estacionamento de carros em ruas como a Galvão Bueno, na Liberdade, aos domingos?

[poderíamos perguntar isso para outras vias tão populosas em certos momentos como a 25 de Março ou a José Paulino, onde os pedestres já dominam as ruas já que as calçadas não suportam essa quantidade de pessoas e nem há vagas para estacionar. seria tão agradável o convívio sem os veículos nesses lugares. nem precisa fechar o bairro todo. até poderia, o metrô chega ali.]

queria publicar uma foto, mas não estava com a minha câmera. hoje um motorista (incompetente?) da Itapemirim provocou congestionamento e buzinas, parado numa das esquinas da Galvão Bueno: era impossível fazer a conversão à esquerda devido aos carros estacionados. por que aquele monstro amarelo trafegava por ali no começo de tarde de domingo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou a favor de várias políticas para diminuir o número de veículos nas ruas:

1. Altos impostos sobre a posse de veículos e sobre combustíveis insustentáveis como gasolina e álcool;
2. Fim do asfalto. Desde cidade pequenas como Bagé, RS, que só tem 3 avenidas pavimentadas, o asfalto só incentiva a cultura do carro e a imprudência. Por coincidência, ou não, as três avenidas onde mais ocorrem acidentes em Bagé são as asfaltadas.
3. Normas mais rígidas para retirar carteira de motorista. Teste psicológico mais profundo, apresentação de justificativa para possuir carteira de motorista.
4. Redução do número de vias para automóveis individuais e aumento de corredores de ônibus.

Entre muitos outros.

betasimon disse...

eeeeeeeeeeeee!!!
lu is back!!!!!!

beijao linda!!!!

que trafegues livremente por aqui!@!

adorei - como sempreee - te ver!!
bom estar com vc, cantar com vc, dançar com vc e almoçar com vc!!!
hiuhihihihihi!!! beta chapada de caipirinha sem álcool!

Anônimo disse...

concordo com todas tuas alternativas, Marcelo! principalmente a 4ª. sendo que p/ POA seria bom revisar os trajetos das linhas de bus (estou meio por fora da realidade atual, mas sinto que algumas áreas não são ainda tão bem favorecidas); e em SP criar urgente novas linhas de metrô (é um processo lento... mas os governos atuais daqui preferem dar mais atenção às estradas do que aos transportes públicos metropolitanos)

Anônimo disse...

sim, Beta! adorei! tem que me visitar mais! bjos