Minha sala preferida continua sendo o CineSesc: a melhor tela da metrópole, ótima visão de qualquer poltrona, café gostoso e barato (leia-se cappuccino, broa, pão de queijo ou mix de sementes) e o que mais importa, garantia de boa programação (mesmo quando exibe os piores filmes já feitos na Sessão do Comodoro, gratuita, na primeira 4ª do mês - documentário da semana passada). O CineSesc é a cinemateca de São Paulo, reduto de todos os cinéfilos. Consegue ser melhor que a jóia da Cinemateca Brasileira. Tanto que o filme que estava passando numa outra cinemateca muito bacana, a de Amsterdam (Filmmuseum), está agora em cartaz com exclusividade ali na Rua Augusta:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXN9L0OvFyfhaxVt8hLB4iDlNMBsYl3iAco_EfvAoESKobLXuZ980jnrMH992zZ4ptFNov7F9wr0ZUQiiTJJayZ9K8cixaunjIMLroBi8e1I-kyQU4dLe-H6Xo0Wr9bTNSN69dgQ4Ice3e/s320/stellet_licht.jpg)
Luz Silenciosa (Stellet Licht), de Carlos Reygardas, merecia comentários à parte sobre sua fotografia poética e seu tema sensível. Vocês podem saber mais aqui. Por sinal, vi uma reportagem na Record sobre os menonitas no Paraguai, tão perto da gente e desconhecemos esse povo.
Outra opção para qualquer dia da semana é a mostra As Muitas Vidas de Altman, com a filmografia completa do diretor e quase tudo em película. Neste final de semana, tivemos a chance de assistir ao excelente O Perigoso Adeus (A Long Goodbye) [veja abaixo uma das melhores seqüências desse "filme de uma música só"], com legendas eletrônicas, em cópia rara, com direito a intervalos para as trocas dos rolos.
São três semanas de mostra e em três cidades, São Paulo, Rio e Brasília - o que só é possível com o patrocínio do banco, um privilégio. Para quem se interessar, eles produziram também um catálogo lindo (R$ 10), com textos sobre todas as obras do Altman. Pena que o trabalho dele é tão extenso, que alguns filmes ganharam pouca janela, só em um horário. Aqui em Sampa, fica até o dia 22, ainda há oportunidade de aproveitar.
O CCBB tem o grande mérito de abrir janela para ótimas curadorias, apresentar muitos olhares especiais no seu cinema. Seu único defeito (fora o tamanho da sala, tão pequena) é permitir a entrada dos espectadores apenas cinco minutos antes da projeção, o que surpreendeu o próprio Amir Labaki no É Tudo Verdade 2008.
2 comentários:
ok, eu sei que nasci na capital com maior número de cinemas per capta, mas ninguém vai negar como são boas as opções que temos em Sampa.
pois é, e eu nunca tenho tempo para aproveitar as opções de cinema que Sampa oferece...
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